O Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo anunciou uma iniciativa que vai acrescentar uma camada de verificação aos sites de organizações jornalísticas listados no Atlas da Notícia, incentivando o compromisso com a precisão, transparência e o interesse público do jornalismo no Brasil.
Trata-se do Programa de Indicadores de Compromissos com o Público. Com apoio da Google News Initiative, o Projor desenvolveu 11 indicadores-chave, refletindo as melhores práticas para envolver o público e demonstrar comprometimento com a integridade jornalística. Os sites de notícia que estiverem em conformidade com ao menos oito destes indicadores receberão um selo de "veículo comprometido com o público". Este selo pode ser exibido em seus sites como um símbolo de seu compromisso com a transparência e a responsabilização.
Os indicadores abrangem uma série de temas importantes, incluindo Expediente (com nomes e funções dos profissionais que atuam no veículo), Princípios editoriais (com a missão do veículo, seus valores), Acessibilidade (contar com recursos de acessibilidade que garantam acesso ao seu conteúdo por todos), Associação a associações de jornalismo, Políticas de correção de erros, Transparência de financiamento, Identificação de autoria, e outros.
Este é um importante passo para fortalecer o elo de confiança do jornalismo brasileiro com seus leitores, que passarão a ter mais dados para avaliar criticamente suas fontes de informação. Além disso, é um estímulo às organizações de notícias para oferecer mais transparência sobre a informação publicadas e canais para a audiência se manifestar.
O Projor passa a rodar agora uma primeira fase da avaliação com 200 organizações jornalísticas afiliadas a associações como Ajor, ANJ e Aner, mas qualquer organização poderá solicitar a avaliação. O resultado das primeiras organizações avaliadas será divulgado no final de novembro. Para ajudar sites a se prepararem para obter uma melhor avaliação, o Projor lançou o Manual de Melhores Práticas, um guia prático com explicações sobre os indicadores e sugestões de como implementá-los.
O Projor é uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao jornalismo e criada em 2002 pelo jornalista Alberto Dines. Além do Atlas da Notícia, o instituto também mantém o Observatório da Imprensa e já realizou, com apoio da Google News Initiative, o Manual GPI, para ajudar jornalistas com conceitos e ferramentas na cobertura de eleições; e o Codesinfo, fundo que neste ano selecionou e financiou ideias inovadoras de combate à desinformação.
Fonte: Google News Initiative.
Comentários
Postar um comentário