A Mídia enquanto Quarto Poder

Por Nicholas Maciel Merlone

Segundo o dicionário online Oxford Languages, a Mídia consiste em "todo suporte de difusão da informação que constitui um meio intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens; o conjunto dos meios de comunicação social de massas [Abrangem esses meios o rádio, o cinema, a televisão, a imprensa, os satélites de comunicações, os meios eletrônicos e telemáticos de comunicação etc.]." A esses últimos podemos acrescentar as redes e mídias sociais, que têm grande importância atualmente.

Já o Poder, por sua vez, tem a capacidade de influenciar e controlar as atitudes de pessoas, grupos e instituições, usando diversos recursos, como conhecimento, dinheiro e autoridade, além de prestígio e força.

Desse modo, a Mídia e o Poder se relacionam, de forma íntima e intrínseca. A mídia pode contestar ou legitimar o poder. O poder pode manipular ou usar a mídia.

Imagem: Pixabay.
No Estado brasileiro há Três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. A mídia, neste cenário, ingressaria como um Quarto Poder. Isto porque ela influencia a opinião pública, controla o poder público, denuncia desvios, além de informar o povo.

Diante disso, a mídia vem para o bem e para o mau. Isto porque favorece a democracia e transparência, mas, por outro lado, também manipula e distorce os fatos

Quanto ao poder político, a mídia pode apoiar ou criticar candidatos, por exemplo. Já o poder político pode fazer uso da mídia para defender seus interesses. O poder econômico, por seu turno, pode usar a mídia para legitimar seus negócios, enquanto a mídia pode questioná-lo ou favorecê-lo.

Finalmente, trago um desafio no contexto. A participação e colaboração de matérias geradas pelo povo, que fortalecem a democracia. Hoje, com um celular na mão, é possível captar um momento marcante e fazer "um furo", que pode viralizar nas redes. Se, por um lado, isso é bom, por outro, pode haver problemas, como a fidedignidade da reportagem criada e veiculada.

Enfim, estamos passando por céleres mudanças. É preciso acompanharmos essas transformações. A mídia e o poder, sem dúvida, se relacionam. Por fim, é necessário tirar proveito dessa relação, observando a ética e pautando-se pela moralidade, sem prejuízo da observância dos preceitos legais.

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