Por Nicholas Maciel Merlone
"Opinião pública é a expressão da participação popular na criação, controle, execução e crítica das diretrizes de uma sociedade", segundo a Wikipédia.
É possível que a opinião pública seja mensurada, através de pesquisas e enquetes, por exemplo. Nesse sentido, ela influencia e é influenciada pela mídia, pelos grupos de interesse, pelos partidos políticos e pelos movimentos sociais.
Por outro lado, a formação de agenda...
Imagem: Pixabay. |
Desse modo, é possível que seja influenciada por crises, acontecimentos e estratégias, dentre outros. Com isso, pode impactar a definição, a implantação e o controle de políticas públicas.
Tanto a opinião pública quanto a formação de agenda possuem um relacionamento dinâmico e recíproco. Este relacionamento abrange influência recíproca, interação regular e feedback. Uma pode moldar a outra.
Vejamos um exemplo...
"A imprensa influencia a definição e a percepção de prioridades e, por consequência, altera a agenda pública." (in: Danielle Britto. O papel da imprensa na formação da agenda de políticas públicas. Conexão Gestão Pública, veja aqui)
"O debate sobre a relação da imprensa com a agenda de políticas públicas é assíduo e frequente. A imprensa não é a única influenciadora na agenda, mas a sua dominância e potência de influência na sociedade e na política são notórias, podendo contribuir significativamente para o desenvolvimento de políticas públicas que dialoguem melhor com as necessidades e os problemas que a sociedade brasileira enfrenta", resume e sintetiza a autora.
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