Opinião Pública, Imprensa e Formação de Agenda

Por Nicholas Maciel Merlone

"Opinião pública é a expressão da participação popular na criação, controle, execução e crítica das diretrizes de uma sociedade", segundo a Wikipédia.

É possível que a opinião pública seja mensurada, através de pesquisas e enquetes, por exemplo. Nesse sentido, ela influencia e é influenciada pela mídia, pelos grupos de interesse, pelos partidos políticos e pelos movimentos sociais.

Por outro lado, a formação de agenda...

Imagem: Pixabay.
"A formação da agenda é um dos elementos mais importantes do processo de políticas públicas. A agenda é o conjunto de questões que, em um dado momento, são consideradas como primordiais pelos formuladores de políticas ou por pessoas próximas a eles" (Kingdon, 2003) - (confira mais: Ana Cláudia Niedhardt Capella. Estudos sobre formação da agenda de políticas públicas: um panorama das pesquisas no Brasil, Scielo, clique aqui)

Desse modo, é possível que seja influenciada por crises, acontecimentos e estratégias, dentre outros. Com isso, pode impactar a definição, a implantação e o controle de políticas públicas.

Tanto a opinião pública quanto a formação de agenda possuem um relacionamento dinâmico e recíproco. Este relacionamento abrange influência recíproca, interação regular e feedback. Uma pode moldar a outra. 

Vejamos um exemplo...

"A imprensa influencia a definição e a percepção de prioridades e, por consequência, altera a agenda pública." (in: Danielle Britto. O papel da imprensa na formação da agenda de políticas públicas. Conexão Gestão Pública, veja aqui)

"O debate sobre a relação da imprensa com a agenda de políticas públicas é assíduo e frequente. A imprensa não é a única influenciadora na agenda, mas a sua dominância e potência de influência na sociedade e na política são notórias, podendo contribuir significativamente para o desenvolvimento de políticas públicas que dialoguem melhor com as necessidades e os problemas que a sociedade brasileira enfrenta", resume e sintetiza a autora.

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