Sobre

Sobre este Blog e seus Propósitos



Hoje em dia, vivemos sob a égide da globalização. Fronteiras geográficas e temporais são transpostas. As grandes potências influenciam a economia, política, sociedade e cultura de vários povos. Ocorrem céleres e disruptivas transformações. No cenário, surgem novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), o Blockchain e a Internet das Coisas (IoT). Precisamos nos adaptar a essas mudanças. O jornalismo tem o papel de acompanhar de perto o contexto, registrando os fatos e com olhar crítico examinar a realidade que se impõe. No panorama, temos o jornalismo digital. Certamente, hoje, predominam os jornais digitais. Porém, os jornais impressos ainda têm o seu lugar. Lembro que, no passado, havia guerras de jornais. Explico. Havia jornais de variados espectros políticos. Pelas ruas, pipocavam jornais de combate. De esquerda a direita, de direita a esquerda. Atualmente, temos a internet, as redes sociais e os blogs. Realmente, uma guerra digital informativa. Infelizmente, temos as fake news e as deep fakes. É preciso, portanto, combater a desinformação. Daí a importância da checagem das fontes, bem como verificar a credibilidade de quem opina ou traz alguma informação. Além disso, revistas, rádio, televisão, internet, podcasts, vídeos e também celular (smartphones) ilustram o quadro midiático que se descortina hoje. Qualquer pessoa com um celular nas mãos pode fazer um bom furo, em tempo real, e viralizar pelas redes. Enfim, em geral, os veículos e as mídias procuram oferecer credibilidade na informação a ser noticiada. Porém, pode-se perguntar: Que matéria é esta? Qual a sua origem? Quem a impõe? Quem ela quer atingir? Este é um ambiente para debates, indagações, questionamentos, reflexões sobre assuntos que abrangem o jornalismo, que hoje, mais do que nunca, causa impacto em nossa vida em sociedade e em nosso modo de enxergar o mundo. Mas, não só! Não paramos por aqui. Pretendemos também oferecer, neste espaço, ferramentas úteis e indispensáveis para a prática do jornalismo, bem como conteúdo de qualidade, no que se refere ao exercício da profissão. Somos entusiastas, curiosos e muito interessados em todo o universo que engloba o bom jornalismo! Estamos sempre à disposição para ajudar no que for preciso! 

  • Palestras, workshops, aulas, cursos, treinamentos, sempre um prazer! 

  • Matérias jornalísticas e entrevistas sobre eventos, comportamento, cultura, lazer, entretenimento e bares e restaurantes;


  • E ao final, e não menos relevante... Além de jornalista, também como advogado, examino as questões intrínsecas ao jornalismo e ao direito, com bom trânsito entre as duas áreas. Isto é, desde os assuntos legislativos e de regulação da comunicação social até temas mais profundos e densos sobre liberdade de pensamento, expressão, reunião e imprensa, sob a ótica jurídica, no contexto constitucional, legislativo e, ainda, sob o prisma de nossa Suprema Corte (STF) e do arsenal normativo internacional. 

Vamos conversar?

Fale comigo: nicholas.merlone@gmail.com ou se preferir: + 55 (11) 98395-9794.

Comentários